top of page
Foto do escritorSidnei V. P. Melo

A ANSIEDADE E SUA SUPERAÇÃO

O TRIPÉ DO ANSIOSO


“Não estejais inquietos por coisa alguma...” - Fp 4:6


1. Pensamento acelerado, descontrolado e totalmente desenfreado.

2. Ruminação mental, um círculo vicioso e um looping temporal sem fim.

a. Pensamento oco, vazio, negativo, intrusivo e recorrente.

b. Ansioso é o pensamento em si. Não sabe elaborar e controlar a capacidade de pensar.

3. Crenças limitantes que paralisam, impossibilitam e escravizam.

O QUE FAZER?

1. Defusão Cognitiva – Mudar pensamentos negativos com adestramento e treinamento discriminativo que auxilia a ter maior disposição ao contato com o momento presente, no aqui agora, sem julgamento e em maior contato com as contingências, favorecendo a aceitação da experiência vivida.

2. Ressignificar eventos subjetivos privados (emoções, pensamentos, memória, representações e símbolos).

3. Três D’s – Praticar o desapego, desprendimento e determinação. – Lc 9:57-62 (Quero, preciso, poderei e conseguirei). Uma aventura de autotranscedência.

4. Desenvolver pensamentos autônomos e criativos. – Fp 4:8, I Ts 5:22, Cl 3:2

5. Contemplar o Belo em si, nas pessoas e na natureza. – Sl 19, 24

6. Duelar com a mente diante do espelho. Quem sou? Quem estou tentando ser? Quem consigo ser? O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Para que fazer? Com quem fazer? Custo ao fazer? – Tg 4:13-15

7. PNB – Programação Neuro Bíblica – Salmo Terapia, Proverbio terapia, Evangelho Terapia.


ANSIOSO, JAMAIS ESQUEÇA QUE O TEMPO NÃO PARA!

“Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos.” E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.” II Tm 4:3-5

“Para tudo há ocasião certa, há um tempo certo... Há tempo para todo o propósito e para toda a obra.” – Ec 3: 17b


DESAFIO PARA O ANSIOSO: Existir no tempo para estar na vida e ser no mundo e ao mundo.

O que é o tempo em sua frequência, duração e extensão? Como superar o tempo? Como não ser escravo do tempo? Como dominar o tempo? Qual o mínimo necessário de tempo para atingir o prioritário, satisfatório e a melhor condição possível? Como distinguir tempos e épocas? Como ajustar os nossos relógios ao relógio de Deus, o Senhor do tempo? O que temos feito com o tempo que Deus nos tem dado?

Vivemos tempos difíceis e trabalhosos. Tempos estressantes que consomem nossas energias e podem levar-nos a um esgotamento.


VIVEMOS HOJE O TEMPO DIFÍCIL E TRABALHOSO DO DESEJO e da necessidade. Como lidar com os nossos desejos legítimos enquanto seres humanos sujeito as mesmas paixões? Como reconhecer nossas vulnerabilidades, diante dos nossos desejos? “Onde está o tesouro estará o coração”.

Desejo de ouvir coisas agradáveis, convenientes, paliativas e imediatas. Desejo de ajuntar mestres para si, moldados segundo nossas escolhas, conveniências e seletividades. Desejo de dar ouvidos a fábulas, mentiras, maquinações (a disseminação dos Fakes News é prova substancial disto). Desejo de apostar-se da verdade vivendo a fantasia e a ilusão do simbólico e do imaginário.


Não existem impedimentos para o Evangelho - “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e equilíbrio” – II Tm 1:7

“Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações.” “Hoje é o tempo aceitável da sua salvação”, renovação, transformação, libertação, restauração, separação e vocação.

Tempo se dá ao que se prioriza. Segundo Ef 5:15-17, o tempo deve ser remido (resgatado, liberado e oportunizado de modo proveitoso com ciência e inteligência).

1. Tempo para oferecer ou receber compensação do tempo.

2. Ser diligente e sábio, dando importâncias as coisas que têm verdadeiramente significado e sentido.

3. Não ser operador do tempo segundo as próprias forças e conveniências ou de acordo com nossa vontade e teimosia.

4. Entender que existe de fato e de direito o tempo de Deus que não é controlado e gerenciado por nossa capacidade humana – I Pe 2:6-7

a. Ele, Deus, está comprometido com a humanidade: aperfeiçoando, firmando, fortificando, livrando e fundamentando.

b. Portanto, a humanidade pode esperar, confiar, considerar, ajustar-se e descansar.

5. O tempo é nosso ambiente, lugar e espaço social para o relacionamento, onde experimentamos a boa medida, sacudida, recalcada e transbordante de Deus.

6. Este tempo. O tempo de hoje, também é PLENO para Ouvir a voz do Senhor.

a. Mesmo diante do quadro caótico, mortal e limitado da humanidade.

b. Mesmo diante das incertezas em relação ao amanhã e ao depois de amanhã.


Este tempo, é tempo de ensino e aprendizado. Mesmo diante dos “atrativos” reluzentes, materialistas, mundanos e diabólicos. Mesmo diante desta geração “corrupta e perversa”. Mesmo diante da “Era da Informação” que não transforma, apenas nos conforma a um discurso pragmático, pluralista e ausente de Deus.


Os Princípios da Palavra de Deus são ensináveis e aplicáveis a vida. A Palavra de Deus é diretiva, possível, sistemática e metodológica. É objetiva, clara e transparente. – Sl 19:7-11.

O tempo não para, mas, pode ser dominado e controlado com longanimidade, estilo de vida criativo, iniciativa, produtividade e paciência. Com testemunho, buscando referências (preparo), sendo o exemplo. Com sobriedade em tudo, moderação, equilíbrio sistêmico e integral. Com insistência e persistência. Com encorajamento, estímulo, reforço positivo e ânimo. Com devoção, reforma de atos, costumes e opiniões. Sempre olhando para as possibilidades e aproveitando as oportunidades (Ec 9:10). Com responsabilidade e comprometimento. “Faze bem a obra, cumpra teu ministério!” – II Tm 4:1-2

O Tempo para fazer, arquitetar, organizar e elaborar. Para divertir-se, navegar, passear, gozar do ambiente e das delícias. É hoje!

No tempo e neste tempo, serão instrumentos nas mãos de Deus, os disponíveis.

No tempo e neste tempo, serão instrumentos nas mãos de Deus, os que na crise enxergam a oportunidade.

Deus nos outorgou tempo para investir naquilo que há de permanecer, que ninguém pode tirar de nós.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
bottom of page