A CURA INTERIOR – Jr 8:18-22, 33:6
“Cura-me, ó Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois Tu és o meu louvor.” Jr 17:14
Quantas vezes sofremos ou fomos humilhados, perseguidos, maltratados, rejeitados, desprezados, abusados física e emocionalmente, feridos, ignorados, traídos, traumatizados e cada uma dessas situações ofensivas de abuso, nos deixaram pessoas deficientes, incapazes de desenvolver relacionamentos saudáveis, puros e duradouros.
Estas feridas dependendo de quão profundas são, que foram feitas por nossos pais, amigos, pessoas que admirávamos líderes, geralmente pessoas significativas para nós, acabam prejudicando nossa autoestima, nosso senso de dignidade e nossa afetividade. E embora sendo cristãos nascidos de novo, que amam a Jesus, vivemos sem conhecer a vitória, a paz, a alegria em nossa vida diária. Achamos que todos estão errados e conspiram contra nós. Não conseguimos enxergar que, em maioria, o problema está em nós mesmos.
Achamos então que nosso marido/esposa precisa mudar nossos filhos, as pessoas ao nosso redor, e achamos várias justificativas: “porque se minha vida fosse diferente, se eu tivesse um carro novo, se eu saísse de férias, se as coisas mudassem, se eu tivesse mais dinheiro, se fulano ou ciclano fosse diferente, então eu seria feliz e estaria satisfeita”.
Muitas feridas sofridas, ficam profundamente registradas dentro de nós e arraigadas em nossa alma e, embora estejamos vivendo outra fase totalmente diferente na nossa vida atual, tudo fica bem guardadinho lá dentro de nossas mentes e emoções. Ficamos naquele ciclo do “ninguém me ama, ninguém me quer” ou então destruímos as pessoas ao nosso redor com ciúmes, inveja, maledicência, fofocas, desprezo, grosserias, trapaças. Somos incapazes de reconhecer e agradecer as bênçãos de Deus na nossa vida.
É o veneno da amargura que está dentro de nós. E esse veneno que vai envenenando nossa vida, nossa alma, afetando nosso físico e afetando nossos relacionamentos também. Como nos ensina a Palavra: Pode de uma árvore má, sair um fruto bom?… Se a raiz da árvore estiver podre, não fluirá a seiva dentro dela e seus frutos serão deformados e podres.
EVIDÊNCIAS DA NECESSIDADE DE CURA INTERIOR – Jr 8:18-22
1. Coração desfalecido, tristeza profunda, inquietação inconsolável – V. 18
2. Incertezas e dúvidas. Distorções e conceitos errados sobre Deus que geram e potencializam distorções sobre si mesmo e as pessoas. V. 19, 22
3. Transtornos fóbicos/sociais com descontrole do tempo e do espaço. V. 20
4. Luto, perdas, frustrações e insucessos mesclados com sentimentos de medo da própria grandeza. V. 21
COMO PASSAR PELO PROCESSO DE CURA INTERIOR?
Reconhecimento das nossas mazelas, pecados e fraquezas. Sozinhos, não podemos acrescentar um côvado a nossa estatura. Não somos salvos por méritos. Sozinhos, não podemos superar os nossos limites e fraquezas. V. 18
Precisamos fazer opção pelo clamor a Deus.
As orações e súplicas e ações de graças, devem ser conhecidas diante de Deus para que alcancemos a paz que excede todo o entendimento e guardas as nossas mentes e corações em Cristo.
Este clamor é individual, coletivo e de toda a terra.
Saber e ter a certeza: “O Senhor está em Sião” – V. 19
O Senhor tem um Lugar. Sião era uma fortaleza impenetrável e invencível. Podemos alcançar este lugar por intermédio de Cristo Jesus. Habitaremos na casa do Senhor para sempre.
O Senhor tem um Plano. Belo e Audacioso, de bênçãos e de paz. Ele opera o querer e o efetuar.
Ele tem um Propósito – que todos se salvem e tenham o pleno conhecimento de Cristo.
Ele tem um Projeto – Alcançar toda a humanidade
Ele tem um objetivo – João 3:16
A Salvação é atemporal, eterna e graciosa. Não está limitada a nossa teimosia, status quo, tempo, espaço ou ao que possuímos. A Salvação é imaterial, imperecível e garantida (favor único, imerecido e para sempre)
Há um Bálsamo em Gileade (Jesus) que veio:
Servir, por isso podemos superar as perdas, frustrações, limites e aflições.
Buscar e salvar o que se havia perdido.
Desfazer as obras do diabo.
Tirar o pecado do mundo.
Dar-nos vida em abundância.
Podemos ser curados: “Há um Bálsamo em Gileade...!”
O impossível já foi feito: Morrer na Cruz!
A Garantia já nos foi dada: Ressuscitou garantindo a certeza de vida eterna
SE...
Tenho sede, posso beber!
Tenho fome, posso comer!
Tenho lágrima, ela será enxugada!
Tenho pecado, pode ser perdoada! Tenho um Advogado junto ao Pai.
Tenho aflições, posso vencer!
O fardo é pesado pode tornar-se leve.
CONCLUSÃO: Os planos e propósitos de Deus são de bençãos, paz e com fim específico. - Jr 29:11
Muitos já experimentaram a cura total e integral do Senhor. Foram motivados, fortalecidos e consolados. E Você?
Comments