top of page
Foto do escritorSidnei V. P. Melo

O CÉREBRO

MONITOR PSICOLÓGICO DO NOSSO CORPO – O CÉREBRO

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 4: 12

“Nosso cérebro é o melhor brinquedo que já foi criado. Nele se encontra todos os segredos, inclusive o da felicidade”.

Charles Chaplin

Em 2018, um estudo publicado na revista científica Neurology, da Academia Americana de Neurologia, mostrou que um alto nível de cortisol em pacientes estava associado a uma memória e percepção visual pior, assim como a volumes mais baixos de massa cinzenta total, occipital e do lobo frontal. E essas mudanças de volume, como as detectadas por Sahakian, podem afetar diretamente as atividades que realizamos no dia a dia. "Esse conjunto de problemas que afetam a saúde mental e geram depressão e ansiedade é o que estamos chamando coloquialmente de cérebro pandêmico", ressalta Yassa[1].

Estamos vendo um tsunami de desmotivação, incapacitação, não realização, inadequação, impotência e culpa neurótica (busca de sucedâneos compensatórios e soluções adaptadas para viver um conflito psíquico).

O stress crônico da multiplicação de dias, meses e o longo período de isolamento e confinamento, afetam a neuroplasticidade do nosso cérebro, a nossa capacidade de concentração, memorização e representação, além de, criar no sistema límbico a cognição da indisposição, da incerteza, da zona de conforto e do abandono da resiliência.

A exposição a um agente estressante por um longo e crônico tempo causam mudanças significativas em nossa mente e afetam o nosso filtro de sentir, perceber, representar, memorizar, conceituar e estabelecer o juízo.

Diante da sensação e percepção através dos nossos 5 órgãos do sentido capitaneado pelo nosso cérebro, temos sido avisados por ele (como um radar captador do perigo): “O fim não está a vista...” um estado exacerbado e prolongado de espera, isolamento, clausura, confinamento, restrições, profilaxias e medias protetivas e sanitárias. Quando voltaremos a normalidade?

Quanto maio o agente estressante e mais prolongado, mais cortisol é liberado em nosso organismo, afetando o volume e a estrutura do nosso cérebro nas regiões temporal, frontal, occipital, subcortical, hipocampo e amígdalas.

Há muitos receptores que são sensíveis ao cortisol, por isso várias redes neurais são afetadas, o que se revela em nossas possíveis oscilações de humor frequentes, sentimentos de medo ou incapacidade de concentração, de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, ou tomar decisões sem hesitação.

Isso se deve ao seu impacto no sistema límbico e na amígdala, sendo esta última responsável por nos fazer sentir emoções.

O QUE FAZER? Enquanto esperamos pelo retorno à normalidade (é preciso pensar e determinar o que é normalidade.), os especialistas aconselham adotar algumas técnicas para trazer de volta nossas funções cognitivas.

1. Fazer palavras-cruzadas e jogos da memória.

2. Aprender jogar xadrez e fazer coisas novas e diferentes.

3. Ouvir ritmos diferentes e buscar harmonia neles.

4. Fazer exercícios de respiração e oxigenação do cérebro.

5. Levantar da cama a mesma hora, comer equilibrada e regularmente, fazer exercício físico e caminhar.

6. Relacionar-se com pessoas. Amar as pessoas e usar as coisas.

7. Iniciativa e criatividade para criação de estratégias que mantenham seu autocontrole emocional.

8. Viver num mundo de Marta, sendo Maria.

9. Se necessário, buscar orientações de profissionais psicoterapeutas.

10. Ler a Bíblia

a. Quando lemos a Bíblia 4 x por semana, algo muda radicalmente!

i. O sentimento de solidão cai 30%. Isso lendo a Bíblia 4 x por semana.

ii. Problemas com raiva caem 32%.

iii. Amargura em relacionamentos, casamento, relacionamento com seus filhos cai 40%.

iv. Alcoolismo cai 57%.

b. Sentimento de estagnação espiritual… se eu tivesse que escolher uma área, quando eu converso com as pessoas, na qual elas são realmente honestas, é que elas se sentem estagnadas espiritualmente. É só fazer a pergunta: “Quanto tempo você gasta na palavra? ”

i. Lendo a bíblia 4 x por semana ou mais esse sentimento cai 60%.

ii. Contato com pornografia cai 61%.

c. E se olharmos para hábitos positivos o comportamento da Fé

i. Aumenta 200%, porque você confia na palavra de Deus.

ii. E há um aumento de 230% no discipulado.

VOCÊ É LIVRE!

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. ” “Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. ” Gl 5:1

· Como superar um mau hábito?

· Como superar uma compulsão?

· Como livrar-se de comportamentos adictos?

· Como livrar-se de comportamentos autodestrutivos?

Praticando... e não subjetivando, sublimando ou reativando negativamente: alienando-se, enclausurando-se e anulando-se.

1. Lembre-se, há interação entre o cérebro e a alma – Mt 5:28, 6:22, Pv 6:25, II Co 10:3

a.O olho físico tem profundos efeitos no “coração” espiritual, Jesus disse: “A candeia do corpo são os olhos...! ” Este é o primeiro mecanismo de percepção da realidade. O olhar como ação e o cobiçar como emoção para que o corpo entre em ação.

b. Os atos da alma criam realidades e pernas, tornando-se convicções e imunidades nos processos emocionais, relacionais e espirituais. – Pv 23:7, Sl 40:8,

c. Existem compulsões que não podem ser metabolizadas fora do corpo (cérebro). Fazem parte da complexidade e interdisciplinaridade do ser humano. – Pv 4:23, I Co 9:27, Sl 51:10, Pv 15:13

2. Evite, quando possível e sensato, objetos, imagens, cheiros, lugares e situações que despertem desejos instintivos, infantis e impróprios (desenfreados e descontrolados).

a. Busque a pureza de coração.

b. Aprenda a conhecer os seus limites e desejos mais escondidos e silenciosos.

c. Quem somos, deve ter, precisa ter, tem que ter preeminência nas nossas ações e atitudes. - II Tm 2:22, Rm 13:13-14, Ct 2:15

3. “Imobilismo não existe! ” – Inércia e quadro estático também não existem! Saia da ociosidade, da “Terra, do nunca” e de outros comportamentos vulneráveis para uma vida útil, proveitosa e frutífera. Para de recitar o mantra do “Ah se ao menos...! ” Tenha uma autoimagem saudável e simplifique a vida! Assume seu papel e a sua responsabilidade. Existem lutas que podemos e devemos lutar. Principalmente em relação a nossa natureza carnal (processos emocionais), o mundo (processos objetais) e o diabo (processos espirituais). – Rm 12:11, I Co 15:58 e Tt 2:14

4. Aprenda a dizer “não” com clareza, transparência, controle e singeleza de coração a todo fator externo e pensamento licencioso, libertino, permissivo e lascivo. O pecado “jaz” a nossa porta, buscando uma forma de tragar-nos. Sobre ele devemos e podemos dominar. - II Co 10:4-5, Tg 4:7, He 12:1

5. Foque

a. Sua mente e pensamentos em uma satisfação superior.

b. Aprecie a satisfação superior, maior, melhor e suficiente que há em Cristo, obtendo prazer de Cristo. Já é comprovado que superamos um mau hábito tendo metas e alvos mensuráveis e estabelecidos.

c. Planeje sua vida e seus passos diários. Saiba usar os recursos disponíveis da autêntica e verdadeira Fonte Inesgotável de Suprimentos, Deus. - Cl 1:15-16, He 12:2, Sl 90:14

6. Aproprie-se de sua autonomia psíquica e espiritual – Seja ator ou atriz principal de sua história. Creia na grandeza das promessas de Cristo.

a. Coloque-as em sua mente, memorize-as e grave-as em sua alma e coração com esforço e bom ânimo.

b. Pare de viver como vítima do que fizeram com você. Adquira sua autonomia emocional. Você pode viver longe do cativeiro que lhe impuseram.

c. Tenha firmeza e deleite-se nelas. Seja proativo, com iniciativa, criatividade e engenhosidade. - Sl 37:3-5, Sl 119:11, 16, 92, 105, 140

7. Supere limites intransponíveis. O que te impossibilita? O que te limita? Deus quer levar-nos para além dos nossos limites.

a. O Povo do Egito para o Deserto.

b. Ezequiel para o Vale de Ossos Secos.

c. Pedro diante do lençol com vários animais considerados imundos.

d. João na Ilha de Patmos.

e. Cristo na Cruz do Calvário.

APLICAÇÃO

1. Podemos ser moldados pela Palavra de Deus. – MOLDE – Momento de Oração, Lamentação e Despertamento. MIT – Minuto de Impacto e Transformação.

2. Podemos ser libertos pelo conhecimento da Palavra de Deus.

3. Podemos ser santificados pela Palavra de Deus.

4. ELA É:

a. Luz para o nosso caminho.

b. Nossa recreação, libertação, sustentação e proteção.

c. Nossa arma contra o pecado.

d. Nosso manual de bálsamo e refrigério.

[1] Covid: o que é cérebro pandêmico e como ele afeta nosso dia a dia José Carlos Cueto BBC News Mundo 9 agosto 2021


155 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Sidnei Vicente
Sidnei Vicente
Aug 08, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Muito interessante!

Like
bottom of page