top of page
Foto do escritorSidnei V. P. Melo

QUANDO A VIDA DIZ NÃO

I Sm 25:10-11, 32-33, II Sm 2, I Cr 3:1

"É uma arte superar os “nãos” da vida e recomeçar!”

Como reagimos quando contrariados pelas surpresas da vida? Em todo o tempo de nossas vidas, quando contrariados, como respondemos?

Não somos mais crianças, ou, não deveríamos ser. Hoje, sentimos, percebemos, representamos, conceituamos e estabelecemos o juízo.

O “não” recebido pode ser a chave para o amadurecimento e uma vida equilibrada.

NABAL – O Destemperado

Quais são os “Nabais” das nossas vidas? – O nome Nabal significa “louco” e expressa um sentido de vazio interno e loucura da impiedade interior. Você é um homem ou uma mulher passional (que perde a calma com facilidade)?

Qual é a sua atitude diante do “NÃO”? Qual é a sua atitude diante das negatividades da vida. Como você ordena e organiza o caos diante do NÃO?

Que decisões precipitadas você tem tomado quando está irritado e transtornado?

Como lidar com pessoas difíceis e temperamentais?

Você é fiel quanto ao fato de deixar a retribuição (vingança) nas mãos de Deus? Você é leal sem ser cego? Que desafio ou responsabilidade você enfrenta hoje que requer uma vida sob o controle de Deus?

Quando você deu a alguém “o que merecia”? E quando pagou o mal com o bem?

Qual é sua reação diante da castração e quando não obtém o que lhe é direito? Como você reage ao desdém, sarcasmo, ignorância genuína, disfarce, desprezo e a indiferença? – V. 39

Quando as pessoas, com autoridade sobre a sua vida, tomam decisões erradas, como você deveria fazer? Resolver as coisas com suas próprias mãos? Orar? Dissuadir a pessoa do erro? E aqueles que estão sob a sua autoridade?

ABIGAIL – A Pacificadora

Abigail fez a coisa certa ao interceder pelo seu marido? O que poderia ter acontecido se ela não tivesse agido assim?

Quem é a sua “Abigail”? ABIGAIL - "RAZÃO DE ALEGRIA". Mas sempre significa fonte de prazer e indica uma pessoa resiliente, corajosa e ativa. Uma pessoa que supera, encara e resolve os problemas e consegue fazer com que as coisas aconteçam de modo favorável a ela e a todos que estão a sua volta.

Quem é a sua “Abigail”? - A pessoa que te livra de situações impulsivas, incomodas e do pecado, apelando sempre para sua consciência e confrontando suas atitudes? Que reconhece que o Senhor está contigo e que és Príncipe ou Princesa do Senhor. – V. 28, 30. Que cuida e acolhe quando está em fuga. Que te alegra através do seu agir sensato evitando que cometa um grave pecado. – V. 32-34

Com que frequência, com humildade, sensatez, autocontrole emocional, paciência e sabedoria, você busca desenvolver um ministério de conciliação e pacificação? Com que frequência?

LEMBRE-SE

  • O verdadeiro cristão deve ser conhecido pelo seu caráter pacificador.

  • Não é sobre ter razão, é sobre evitar que as coisas fiquem fora do controle e pessoas saiam feridas.

  • Precisamos ter humildade e disposição para resolver os problemas. Vale a pena mediar, e acalmar os envolvidos, portar-se com humildade e buscar conciliação. Desvie a fúria ao invés de despertar a ira. – Pv 15:1

  • Precisamos ter uma visão geral da crise que enfrentamos na era presente e usar as nossas habilidades para promover a paz.

  • Não é necessário ter um título, posição social ou prestígio para desempenhar um importante papel na sociedade que vivemos.

  • As difíceis situações, podem fazer com que pessoas deem o melhor de si.

  • Podemos ser capazes de enxergar para além de nós mesmos.

  • Quando estamos irritados e transtornados, somos tentados a agir impulsivamente. Precisamos nos acalmar e ouvir o que Deus tem a nos dizer.

  • A maioria de nós tem um pouco de Nabal dentro de nós; somos um tanto tolo, às vezes. Nossas dependências e conveniências, desejos e necessidades nos levam a tomar decisões destrutivas para nós e para aqueles que estão ao nosso redor. Portanto, faça um inventário das tolices em sua vida. O fim de Nabal deveria nos encorajar para fazê-lo. – V. 36-38

  • Quando outras pessoas nos colocam em perigo real ou nos causam dores e sofrimentos, nós podemos sentir como se nada pudéssemos fazer. Podemos ser usados no papel de vítimas fragilizadas e incapazes. Há, porém, maneiras de manter a nossa sanidade, dignidade e sensatez mesmo nas mais opressivas circunstâncias. Abigail é um bom exemplo de alguém que não se entregou ao desamparo, mas que teve muita sabedoria para saber o que poderia e o que não poderia mudar.

  • Nós nem sempre podemos mudar as outras pessoas. É necessário e preciso sabedoria e coragem para aceitar esta verdade. Mas, mesmo quando não podemos mudá-las, nós podemos, contudo, mudar a situação para nos proteger dos efeitos do comportamento delas.

  • A aceitação do hábito ou da personalidade do outro não significa que temos de aceitar ser vítimas dos erros daquela pessoa.

  • Jamais desista de você e do seu direito de ser tratado com valor, honra, respeito e com dignidade.

 

O QUE DEVO FAZER

  • Confrontar o egoísmo exacerbado e o narcisismo exagerado com a hospitalidade e cortesia.

  • Considerar os outros em detrimento a seus próprios apetites e desejos.

  • Agir com prudência, submetendo-se a potente mão de Deus, humilhando-se

  • Rever decisões destrutivas para nós e para os nossos.

  • Refletir sobre as “tolices" que temos praticados em nossas vidas diariamente.

  • Sair da virtualidade passiva, recalcitrante e cômoda e viver a realidade com otimismo.

  • Lembrar de duas coisas, a primeira é que em Jesus encontramos superação, ele toma os nossos fardos e a segunda e última é que a Deus trabalha no tempo exato e já está agindo em tudo aquilo que lhe é necessário.

13 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
Sidnei V. P. Melo
Sidnei V. P. Melo
2023年11月29日
5つ星のうち5と評価されています。

Muito bem elaborado!

いいね!
bottom of page